Postagens populares

sexta-feira, 17 de junho de 2011

São Jorge ou Ogum?



No dia 23 de abril é comemorado o dia de São Jorge, o santo guerreiro reverenciado, com muita fé, na Igreja Católica, como também nos Terreiros de Umbanda.

As festividades, ao santo guerreiro, ocorrem por toda a cidade do Rio de Janeiro, tendo dois locais como pontos principais da festa, as Igrejas de São Jorge no Centro, próximo ao Campo de Santana; e do Bairro de Quintino Bocaiúva. Devido ao sincretismo religioso, os terreiros cariocas, também, comemoram no mesmo dia, batendo para Ogum, o Orixá Guerreiro.

Talvez, porque no tempo da escravidão, os portugueses proibiam as manifestações culturais africanas por parte dos escravos, certamente por desconhecimento, ou até mesmo, por temor dos sortilégios. A forma encontrada pelos negros de contornarem tal proibição era a de combinar as comemorações dos Orixás com as dos santos católicos. E desse modo, os portugueses pensavam que os escravos estavam festejando os santos da igreja.

Com o passar do tempo, deu-se a aglutinação, efetivando o sincretismo, atualmente, vemos as filhas de Maria e as Yaôs juntas nas procissões irmanadas numa mesma corrente de fé, rogando por paz, por saúde e por felicidade a São Jorge e a Ogum.



Ogum Marê pronta entrega!

Só R$31,76


Contato: ogummare-edicoes@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário